ONLINE
1








 DE TUDO UM POUCO 
Absolutismo e Iluminismo

Absolutismo

elizabeth 1

 

 

 

- aproveitando-se da disputa de classes, Nobreza X Burguesia e da reforma religiosa, os reis começaram um forte processo de centralização.

-O renascimento cultural teve sua importância também, pois  afirmava o direito romano - centralização de poder.

- Os reis absolutistas usaram o mercantilismo como teoria econômica.

* Mercantilismo - Metalismo

                       - Intervencionismo = Protecionismo -> engrandecimento do Estado.

                       - Pacto Colonial = Monpólio

 

- Teóricos -

- Thomas Hobbes - "direito divino do Rei"

- Nicolau Maquiavel - O estado deve ser forte e rígido, " os fins justificam os meios" 

Inglaterra

 

- O absolutismo teve seu destaque nas dinatias Tudor e Stuart.

Dinastia Tudor - criada por Henrique VII

 

Henrique VIII - responsável pela reforma religiosa na Inglaterra que implantou o anglicanismo ( catolicismo com 3 principais diferenças 1- 2 sacramentos, 2-missas em inglês, 3-igreja subtmissa ao Estado=Ato de Supremacia).

- O Ato de Supremacia representa uma atitude centralizadora.

Elizabeth I - Concretiza o Anglicanismo

- oposição aos espanhóis - disputa de rotas comerciais.

- Invencível Armada Espanhola - derrotada pela inglaterra. = potencia marítima (Rainha dos Mares)

- Não deixa herdeiros - Dinastia  Stuart 

 

Dinastia Stuart 

 - Até agora o absolutismo tinha sido favorável à burguesia, no entanto na dinastia Stuart os reis se alianaram a Nobreza numa tentativa de restauraro catolicismo.

Jaime I - sucedeu sua prima Elizabeth I sendo rei da escócia e da inglaterra

- foi contra a Carta Magna sofrendo oposição do Parlamento.

 

Carlos I - foi obrigado a assinar a petição dos direitos uma reafirmação da magna carta. Entratanto Carlos I dissolveu o Parlamento e voltando a cobrar impostos feudais. Isto levou a uma CIVIL WAR. Cavaleiros ( rei e a nobreza) X Cabeças Redondas ( Burguesia). Liderados por Oliver Cromwell depoe o rei e o executam em 1645.

 

 

A República Puritana de Oliver Cromwell

 

- Com a entrada de puritanos no poder desecadeou-se rebeliões religiosas como no caso da Questão da Irlanda (puritanos X católicos)de 1649, entretanto a questão não foi apenas por interesses religiosos mas também por motivações economicas.

 - Em 1651, Cromwell realizou os Atos de Navegação, onde produtos procedentes ou com destino à Inglaterra, deveriam ser transportados por navios ingleses. Isto levou a crise da Holanda, maior forta naval, e a Guerra Naval Anglo-Saxônica. A guerra acabou em 1654, período em que os holandeses foram expulsos de Pernambuco.

Cromwell dissolveu o parlamento instaurou uma ditadura  em 1653, morreu em 1658, seu filho sem apoio do exército e da burguesia foi deposto em 1660 onde se restarou a Dinastia Stuart. 

 

Restauração Stuart

 

 Carlos II entra no poder com politicas religiosas o que leva ao descontentamento d o Parlamento

É Obrigado a assinar o ato de exclusão, onde todos os católicos são expulsos de seus cargos públicos.Isto leva ao descontentamento de seu irmão Jaime II que era católico.

Jamie II, católico, dá origem a um filho homem herdeiro ao trono que recebe educação católica. Isto levará a Revolução Gloriosa, onde o parlamento concede o trono a guilherme de Orange em troca da restauração do protestantismo e do Parlamento Livre.

Guilherme ganha e passa a ser guilherme III que assina a Declaração dos Direitos (Bill of Rights), monarquia passara e absolutista para constitucional sob a supremacia do Paramento, onde o rei reina mas não governa. 

 

 França

 

 

filme henrique iv 

 

- O absolutismo tem início na disnatia dos Bourbons, entrando no poder Henrique IV. Este começa o avanço da França, e assina o Edito de Nantes(1598), concedendo liberdade religiosa aos protestantes.

- Luís XIII sucede Henrique IV tem o auxilio do Cardeal de Richeleau, que inicia o desevolvimento das manufaturas na França e aumenta o poder Real.

- Luís XIV, o rei sol, "o Estado sou eu", exemplo da maxima centralização política. É auxiliado po Jean Baptiste Coulbet, que desenvolve um política da produção de artigos de Luxo. Luís XIV procurando prestigio politico e militar entra em diversas guerras. 

- Seus sucessores Luís XV e Luís XVI, não possuem a habilidade politica de seus precedentes e acabam afundando a França numa crise política e economica o que levará a França a Revolução Francesa. 

 

 

 

Iluminismo 

 iluminismo

 

 - Ocorre no século XVIII, século das luzes, é um desenvolvimento intelectual da burguesia que cansada do antigo regime propõe ideias contra o absolutismo.

- Tem origem burguesa, carater contra antigo regime e a intolerância.

Principais ideais:

                          *liberalismo - liberdade de comércio, contra o mercantilismo (protecionismo, pacto colonial,metalismo e intervencionismo), liberdade de culto

                          *racionalismo - todo homem é dotado da razão, e esta é a melhor maneira de resolver e refletir sobre problemas, entretanto apenas alguns poucos sabem usá-la e esses homens                                                    (burguesia) devem governaros demais

                          * naturalismo - A natureza é perfeita e se o homem quer ter o sucesso deve imitá-la

                          *anticlericalismo - Deus está na natureza, e esta é perfeita, portanto a Igreja se torna uma instituição dispensável.

                          *igualdade perante as leis -  todos são iguais perante as leis e devem ser julgados como iguais, entrtanto sempre houve influências devido as classes, portanto não funcionou como na teoria.

 

Teoricos:

* Jhon Locke - primeiro a propor a tripartição do poder, fala sobre os dir

eitos naturais do homem (direito a vida a igualdade e a liberdade) se um desses direitos fossem desrespeitados, os cidadãos teriam o direito de retirar o governante.

- Montesquieu - fala sobre a tripartição do poder, executivo (administra), a legislativo (propõe as leis) e o judiciário (executa as leis).

- Volteire -  teve grande destque por ser um grande literário.

- Rousseau -  teve destaque por ser de origem humilde, é considerado o pai do socialismo, pois defendia a divisão de terrase maior igualdade entre as pessoas. Defendia uma democracia mais justa. 

 -Enciclopedistas - Diderot e D'Alambert

- Economistas - Quesnay, Gournay e Tourgot.

                     - Adam Smith, A Riqueza das Nações, pai do liberalismo economico,                        Laissez Faire Laissez Passare. 

 

Despotás Esclarecidos - absolutismo que adota medidas iluministas como um forma de dar uma sobrevida ao antigo regime, entretanto não conseguem prolongar por muito mais tempo.

 

- Marques de Pombal -  começa um avanço economico e modernização de Portugal e colonias. Expulsa os jesuitas das terras portuguesas, pois eram um atraso para o avanço da cultura e da educação.

- Catarina I

- José I 

 
Criar um Site Grátis    |    Crear una Página Web Gratis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net